Desafios da Complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular

Autores

  • Idália Sá Chaves Universidade de Aveiro
  • Fátima Paixão Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Antonio Cachapuz Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.523

Resumo

O acelerado desenvolvimento científico e tecnológico, bem como a decorrente mudança na natureza das arquitecturas sociais e das relações interpessoais, que a partir do processo de mundialização se observam, determinam profundas alterações no modo como os cidadãos percebem, representam e compreendem o mundo. Com o presente texto, que decorre de um trabalho de pesquisa desenvolvido em Portugal pelos autores, procura-se contribuir para a compreensão das implicações educacionais de tais mudanças e que apontam para uma nova filosofia curricular no quadro do desenvolvimento de novas competências de cidadania. O objectivo é reflectir acerca dos princípios de fundamentação curricular na sua relação com os saberes básicos, com a reorganização dos sistemas educativos, com a investigação e com a formação de professores. Procura-se ainda evidenciar a relação entre o conjunto de novos princípios de fundamentação curricular decorrente da pesquisa e as propostas que, nesse âmbito, são feitas no domínio da mais recente legislação portuguesa.

Biografia do Autor

Idália Sá Chaves, Universidade de Aveiro

Professora Auxiliar, Universidade de Aveiro, Portugal

Fátima Paixão, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Professora Adjunta, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal,

Antonio Cachapuz, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Professor Catedrático, Universidade de Aveiro, Portugal

Referências

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RODRIGUES, M.J., Seminário do Conselho Nacional de Educação, Estratégias de Desenvolvimento e Qualidade da Educação, Lisboa, Março de 2002.

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Publicado

2013-11-05

Como Citar

Chaves, I. S., Paixão, F., & Cachapuz, A. (2013). Desafios da Complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.523

Edição

Seção

Ponto de Vista