Políticas Públicas de Educação Superior: compromissos, cooperação e desafios*

Autores

  • Maria Estela Dal Pai Franco UFRGS
  • Marilia Costa Morosini UFRGS

Resumo

O trabalho analisa compromissos das políticas públicas de educação superior no governo Lula e a construção de cooperações para enfrentar  desafios. São fontes o Programa de Governo (PGL), notícias veiculadas em jornais e revistas brasileiros e estatísticas oficiais. O trabalho se assenta em Boutinet (2002), (Hunter 2002) e Morosini (2001). Os compromissos privilegiam a ampliação do papel do Estado, a qualidade como construção coletiva e a descentralização. A cooperação se expressa em convergências política, de investimentos, internacional e avaliativa. Os desafios preservam a qualidade, ampliação do acesso e a justatensão entre lógicas de qualidade. É desafiante administrar o indesejável e transformá-lo em impulsionador de horizontes  democráticos.

Biografia do Autor

Maria Estela Dal Pai Franco, UFRGS

Professora Titular da UFRGS. Coorda do Grupo de Estudos sobre Universidade –GEU–Ipesq/Edu/UFRGS. Dra Ciências Humanas. e-mail: medpf@orion.ufrgs.br

Marilia Costa Morosini, UFRGS

Professora colaboradora convidada/UFRGS. Pesquisador 1 CNPq. Pós-doutora  no LLILAS – Institute of Latin American Studies, Universidade do Texas. e-mail: morosini@via-rs.net

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Publicado

2013-11-05

Como Citar

Franco, M. E. D. P., & Morosini, M. C. (2013). Políticas Públicas de Educação Superior: compromissos, cooperação e desafios*. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/512

Edição

Seção

Dossiê