O ensino médio na “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: possibilidades e limites de uma política educacional

Autores

  • Jorge Luis D’Ávila UFMS

Resumo

Este trabalho se insere na Linha de Pesquisa História Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objeto o financiamento do Ensino Médio no período de 1999 a 2006, quando o estado de Mato Grosso do Sul (MS) foi administrado por duas gestões consecutivas sob a hegemonia político-partidária do Partido dos Trabalhadores (PT). O objetivo foi compreender as possibilidades e limites da política educacional “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição” para o ensino médio no estado de Mato Grosso do Sul, bem como a análise dos empréstimos oriundos do convênio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo utilizou como fontes a legislação em âmbito nacional e estadual, documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação, documentos do convênio do Ministério da Educação e Cultura com o Banco Mundial que balizou o “Programa Expansão e Melhoria do Ensino Médio” (PROMED/Escola Jovem), Balanços Gerais de Contas de Governo produzidos pela Secretaria de Estado de Receita e Controle, Pareceres Técnicos emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aliteratura pertinente à temática. Constamos que o estado de Mato Grosso do Sul, embora tivesse proposto no período, realizar uma política educacional contra-hegemônica, não conseguiu reverter historicamente os saldos de exclusão dessa etapa da educação básica brasileira.

Biografia do Autor

Jorge Luis D’Ávila, UFMS

Mestre e Doutorando em Educação PPGEdu/CCHS/UFMS

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Publicado

2013-05-29

Como Citar

D’Ávila, J. L. (2013). O ensino médio na “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: possibilidades e limites de uma política educacional. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/47

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Seção

Artigos