Adolescente em situação de rua: relatos de amizades na escola

Autores

  • Eliete Jussara Nogueira UNISO
  • Marilene de Almeida Oliveira FEFISO

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar dados parciais de uma pesquisa realizada sobre a visão da escola por adolescentes em situação de rua. Os relatos sobre as relações de amizade na escola serão objeto deste artigo. Para a entrevista foram selecionados treze adolescentes em situação de rua. O procedimento de coleta de dados constou de entrevistas individuais com roteiro semi- estruturado e análise de conteúdo. Os adolescentes entrevistados apresentavam um histórico escolar de exclusões e fracassos. A percepção com relação a amizade na escola, foi colocada como um aspecto positivo nas suas lembranças, o que possibilitou refletir o papel da escola e a inclusão desses adolescentes.

Biografia do Autor

Eliete Jussara Nogueira, UNISO

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-
Graduação da Uniso.

Marilene de Almeida Oliveira, FEFISO

Mestre em Educação, Professora da FEFISO

Referências

ALTENFELDER, Mário. A nova Política do Bem-estar do Menor – Funabem – Assessoria de Relações Públicas. Publicação n. 1, Brasília, 1966.

APEKAR. Lewis. Crianças de rua nos países em desenvolvimento: uma revisão de suas condições. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, n. 1, v. 9, p. 153-184, 1996.

BLENGER, J. Psico-higiene e psicologia instituicional. Porto-Alegre: Artes Médicas, 1984.

DAUNIS, Roberto. Jovens – desenvolvimento e identidade – troca de expectativa na psicologia da educação. São Leopoldo: Sinodal, 2000.

DIAS, Marília Costa (coord.). Alfabetização e exercício de cidadania. São Paulo: Fundação Projeto Travessia, 2003.

DIMENSTEIN, Gilberto. Democracia em pedaços – direitos humanos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DIMENSTEIN, Gilberto; ALVES, Rubens. Fomos maus alunos. Campinas-SP: Papirus, 2003.

FERREIRA, Tânia. Os meninos e a rua, o psicólogo e os impasses da assistência. In: Psicologia, Ciência e Profissão, n. 1, 2000.

FRAGA FILHO, W. Mendigos, moleques e vadios na Bahia do séc. XIX. Salvador: Hucite/Edufba, 1996.

FRONTANA, Isabel C.R. Cunha. Crianças e adolescentes nas ruas de São Paulo.. São Paulo: Edições Loyola 1999.

GATTI, Bernadete. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. ECCOS Revista Científica, n. 1, v. 1, p. 62-79, 1999.

GREGORI, M. Filomena; SILVA, Cátia A.P. Meninos de rua e instituições: tramas, disputas e desmanche. São Paulo: Contexto, 2000.

ISQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre-RS: Artmed, 2002.

KOLLER, Silvia H.; LISBOA, Carolina. Amizade e vitimação: fatores de risco e proteção no contexto do grupo de iguais. Psico - Revista de Psicologia, Porto Alegre: PUC-RS, v. 34, n. 1, p.71-94, 2003.

MARTINS, Raul Aragão. Censo de crianças e adolescentes em situação de rua em São José do Rio Preto. Psicologia:Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p.101-122, 1996.

NOGUEIRA, Eliete Jussara. Rede de Relações Sociais: um estudo transversal com homens e mulheres pertencentes a três grupos etários. 2001, 117f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas.

OLIVERIA JUNIOR, Constantino R. Meninos de rua ou um beco sem saída? Um novo resgate. Campinas-SP: Universidade Estadual de Campinas, 2003.

OLIVEIRA, Marilene de Almeida. A escola na visão do adolescente em situação de ruas. 2004, 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Uniso, Sorocaba-SP.

Downloads

Publicado

2013-09-24

Como Citar

Nogueira, E. J., & Oliveira, M. de A. (2013). Adolescente em situação de rua: relatos de amizades na escola. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/457

Edição

Seção

Artigos