Os recursos tecnológicos interativos utilizados no PEC – Formação Universitária – pólo de Presidente Prudente: uma experiência bem sucedida na formação de professores

Autores

  • Monica Furkotter FCT/Unesp/Presidente Prudente-SP.
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite FCT/Unesp/Presidente Prudente-SP.
  • Maria Raquel Miotto Morelatti FCT/Unesp/Presidente Prudente-SP.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma avaliação a respeito do uso dos recursos tecnológicos interativos em um programa especial de formação de professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, PEC – Formação Universitária, oferecido aos docentes efetivos da rede estadual paulista, analisando o papel dos seguintes recursos: videoconferências, teleconferências e trabalho monitorado (on line) – Intranet e Internet, através dos dados coletados junto aos atores vinculados ao Pólo de Pres. Prudente. Percebeu-se que a videoconferência foi o recurso que proporcionou maior interação entre os sujeitos. Concluiu-se ainda que tais recursos, por garantirem a interatividade, a comunicabilidade, a aprendizagem colaborativa e a reflexão coletiva, asseguraram a articulação da teoria e da prática e as condições essenciais para a formação de um profissional crítico e reflexivo.

Biografia do Autor

Monica Furkotter, FCT/Unesp/Presidente Prudente-SP.

Doutora em Matemática, docente do Departamento de Matemática, Estatística e Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Presidente Prudente-SP.

Yoshie Ussami Ferrari Leite, FCT/Unesp/Presidente Prudente-SP.

Doutora em Educação, docente do Departamento de Educação
e do Programa de Pós-graduação em Educação da
FCT/Unesp/Presidente Prudente-SP.

Maria Raquel Miotto Morelatti, FCT/Unesp/Presidente Prudente-SP.

Doutora em Educação, docente do Departamento de Matemática, Estatística e Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Presidente Prudente-SP.

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Publicado

2013-09-06

Como Citar

Furkotter, M., Leite, Y. U. F., & Morelatti, M. R. M. (2013). Os recursos tecnológicos interativos utilizados no PEC – Formação Universitária – pólo de Presidente Prudente: uma experiência bem sucedida na formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/445

Edição

Seção

Dossiê