Adolescentes e meios de comunicação: espaços de afetividade e aprendizagem

Autores

  • Tania Maria Esperon Porto UFPel (Universidade Federal de Pelotas-RS).

Resumo

Quem é o jovem do século XXI? Como ele vive? Como ele se relaciona? De que ele gosta?... São indagações que nos levam a querer ouvir, olhar e conhecer quem é o adolescente que, muitas vezes, não consegue comunicar-se com o adulto. Conhecê-lo mais de perto (por meio de seus olhos e de suas relações com os meios de comunicação) permite-nos diferentes formas de interpretação de seu dia-a-dia, para compreensão dos significados atribuídos às situações, locais e eventos e, conseqüentemente, estabelecer espaços de aprendizagem, diálogo e comunicação com os sujeitos escolares para melhor entender a escola atual. Para tanto, trazemos dados de pesquisas com estudantes da escola básica que nos proporcionaram reflexões acerca dos adolescentes, seus interesses, relações e interações na sociedade em geral. Para coleta de dados, utilizamos a observação participante e a realização de dinâmicas com meios de comunicação que propiciam explicitação de suas subjetividades e contribuem para motivação e reflexão dos estudantes. Os jovens têm novos modos de compreender e de se envolver com as questões atuais e os meios, como uma das mediações sociais e culturais, constituem um novo organizador perceptivo e um reorganizador de relações e experiências sociais. Conhecer o que os mobiliza e as atividades com as quais se envolvem, é uma forma de nós, professores e pesquisadores termos elementos para o exercício da docência e da cidadania nos contextos de nossa atuação.

Biografia do Autor

Tania Maria Esperon Porto, UFPel (Universidade Federal de Pelotas-RS).

Doutora em Educação pela USP. Professora do Programa
de Pós-Graduação em Educação da UFPel (Universidade
Federal de Pelotas-RS).

Referências

AIRES, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

ABRAMO, H.W. et al. (org.). Juventude em debate. São Paulo: Cortez, 2002.

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.

BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN, Marie France. Os novos modos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

CHAIGAR, Vânia Martins. A pedagogia da comunicação e a professora cata-vento. In : PORTO, Tânia Maria Esperon (org.). Saberes e linguagens de educação e comunicação. Pelotas-RS: Ed. Universitária UFPEL, 2001.

COGO, Denise; GOMES, Pedro G. Televisão, escola e juventude. Porto Alegre: Mediação, 2001.

DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPED, n. 24, p. 40-52, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia.. Saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GOMES, Pedro; COGO, Denise (org.). O adolescente e a televisão. Porto Alegre: UNISINOS, 1998.

GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. V. 3 (Guia da escola cidadã).

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

MERLO, Tatiana. A imagem como símbolo cultural. In: PORTO, Tania M. E. (org.). Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara: JM, 2003.

OUTEIRAL, José O. Adolescer: estudos sobre adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Televisão e escola: conflito ou cooperação. São Paulo: Cortez, 1991.

PORTO, Tania Maria Esperon. A televisão na escola... afinal, que pedagogia é esta? Araraquara-SP: JM, 2000.

PORTO, Tania Maria Esperon (org.). Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara-SP: JM, 2003.

RESTREPO, L. C. O direito à ternura. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SILVA, J. M. As tecnologias do imaginário In: PERES, L. M. (org.). Imaginário: o entre saberes do arcaico e do cotidiano. Pelotas-RS: UFPel, 2004.

ZAGURI, Tânia. O adolescente por ele mesmo. Rio de Janeiro: Record, 1996.

Downloads

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Porto, T. M. E. (2013). Adolescentes e meios de comunicação: espaços de afetividade e aprendizagem. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/444

Edição

Seção

Dossiê