Programa Dinheiro Direto na Escola: estudos de dois casos paulistas*

Autores

  • Theresa Adrião UNESP
  • Teise Garcia UMESP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.437

Resumo

Este trabalho, parte integrante do Projeto Interinstitucional denominado Programa Dinheiro Direto na Escola: uma proposta de redefinição do papel do Estado na educação?, apresenta resultados parciais de pesquisa que visa a analisar a implantação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e na rede municipal da cidade paulista de Pirassununga. Realizouse análise documental sobre a normalização do Programa nas duas redes selecionadas, incluindo a pesquisa em dados financeiros e educacionais coletados nas duas esferas administrativas. A seleção das duas redes públicas visou ao estudo da implantação do PDDE em duas circunstâncias distintas: no caso da rede estadual, o Programa é implantado em um contexto no qual as Associações de Pais e Mestres (APMs) já funcionavam como unidades executoras, recebendo e executando recursos nas escolas. No município de Pirassununga, o PDDE inaugura a sistemática de descentralização de recursos, sendo para tanto, criadas as Associações de Pais e Mestres. Verificou-se, por meio do estudo realizado, a existência de diferenças entre as duas redes e entre escolas da mesma rede no que diz respeito aos repasses. Tais diferenças relacionam-se ao tamanho da unidade e da própria rede. Em relação à gestão dos recursos, observa-se a centralidade das APMs. No caso da rede estadual, aparentemente tal centralidade contribui para o esvaziamento das funções deliberativas do Conselho de Escola.

Biografia do Autor

Theresa Adrião, UNESP

Profa. Dra. do Departamento de Educação da Unesp- RC.

Teise Garcia, UMESP

Profa. Dra. da Faculdade de Educação e Letras da UMESP.

Referências

AVANCINE, Sérgio Luiz. Daqui ninguém nos tira: mães na gestão colegiada da escola Pública. 1990. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo.

BRASIL. MEC/FNDE. Manual de procedimentos operacionais relativos às transferências de recursos às escolas das redes estadual e municipal de Ensino Fundamental. Brasília: FNDE, 1995.

______. Relatório de Atividades –1997. Brasília, fev. 1998. Disponível em: http://www.fnde.gov.br. Acesso em: 21 jul. 2003.

______. Evolução da Educação Básica no Brasil: 1991-1997. INEP. Brasília: O Instituto, 1997.

BUENO, Belmira Amélia de barros Oliveira. As Associações de Pais e Mestres na Escola Pública do Estado de São Paulo 91931-19660. 1987. Tese (Doutorado) – Feusp, São Paulo.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986.

SÃO PAULO. Comunicado GS de 5 de julho de 1995.

SÃO PAULO, Fundação SEADE. Anuário Estatístico de 1995. Disponível em: <http://

www.seade.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2003.

______. Anuário Estatístico de 1996. Disponível em: <http://www.seade.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2003.

Legislação citada

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Conselho Deliberativo, IResolução n. 12, de fevereiro de 2003.

SÃO PAULO. Decreto 12.983 de 15 de dezembro de 1978. Estabelece o Estatuto-Padrão das Associações de Pais e Mestres.

SÃO PAULO (Estado). Estatuto do Magistério. Lei complementar, 444, de 27 de dezembro de 1985.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Como Citar

Adrião, T., & Garcia, T. (2013). Programa Dinheiro Direto na Escola: estudos de dois casos paulistas*. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (20). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.437

Edição

Seção

Artigos