Lembrar... nomes e formas das letras

Autores

  • Claudia Maria Mendes Gontijo UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.424

Resumo

Analisa estudos que discutem os processos de diferenciação no curso de desenvolvimento da escrita nas crianças. A partir dos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural na Psicologia, examina textos produzidos por crianças de um Centro de Educação Infantil do sistema municipal de ensino de Vitória e as atividades cognitiva e discursiva presentes no momento da produção. Conclui que as atividades fundamentais que se desenvolvem na produção dos textos estão ligadas a lembrar os nomes e as formas das letras que eram escritas.

Biografia do Autor

Claudia Maria Mendes Gontijo, UNICAMP

Dra. em Educação (UNICAMP). Professora da Universidade
Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em
Educação/CE/UFES.

Referências

AZENHA, M. G. Imagens e letras: Ferreiro e Luria, duas teorias psicogenéticas. São Paulo: Ática, 1995.

CONTINI JÚNIOR, J. A concepção do sistema alfabético por crianças em idade pré-escolar. In: KATO, M. A. A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.

FERREIRO, E. A escrita... antes das letras. In: SINCLAIR, H. (Org.). A produção de notações na criança: linguagem, número, ritmo e melodias. São Paulo: Cortez, 1990. p. 19-70.

_____. Os processos construtivos da apropriação da escrita. In: FERREIRO, E.; PALACIO, M. G. (Org.). Os processos de leitura e escrita. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990a.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FURNARI, E. O amigo da bruxinha. 5. ed. São Paulo: Moderna, 1993.

GONTIJO, C. M. M. O processo de alfabetização: novas contribuições. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

_____. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. São Paulo: Autores Associados, 2003.

LURIA, A. R. A criança e o seu comportamento. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Icone, 1988. p. 143-189.

SMOLKA, A. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1989.

VYGOTSKI, L. S. Comportamento do macaco antropóide. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 55-92.

_____. Obras escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 2000.

Downloads

Publicado

2013-09-02

Como Citar

Gontijo, C. M. M. (2013). Lembrar. nomes e formas das letras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (20). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.424

Edição

Seção

Artigos