O ensino de música e a teoria da aprendizagem significativa: uma análise em contraponto

Autores

  • Nilceia Protasio Campos UFMS.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.300

Resumo

O professor de música lida em seu cotidiano com situações pedagógicas complexas. Nesse contexto, os princípios da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, parecem esclarecedores para a compreensão do processo ensino-aprendizagem em música. As experiências de Schafer, Kaplan, Koellreutter e Swanwick confirmam o pressuposto de que respeitar o universo cultural dos alunos e seus conhecimentos musicais prévios contribui para uma aprendizagem musical significativa.

Biografia do Autor

Nilceia Protasio Campos, UFMS.

Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora do Curso de Licenciatura em Música – Departamento de Comunicação e Artes - UFMS.

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Publicado

2013-06-17

Como Citar

Campos, N. P. (2013). O ensino de música e a teoria da aprendizagem significativa: uma análise em contraponto. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.300

Edição

Seção

Dossiê