Práticas docentes e enfrentamentos: de um modelo de intervenção a um modelo de cuidado

Autores

  • Márcio Luis Costa UCDB
  • Anita Guazzelli Bernardes UCDB

Resumo

O texto reflete sobre o tema do cuidado nas práticas docentes, focando desafios que esse tipo de tema sugere ao cotidiano universitário. Cuidado e práticas docentes são considerados linhas passíveis de avizinharem-se em uma composição momentânea, cuja análise sugere possibilidade de reinvenção das práticas docentes a partir do cuidado e da alteridade. Isso implica demandas de uma estética da existência em que se tenha coragem de transformar-se lentamente e uma sensibilidade à provocação em relação ao fazer viver potências performáticas e ao denunciar/romper axiomas estáticos. Essa coragem traduz-se em ser capaz de viver a vida e experienciar a existência como espaço de manifestação intolerável da verdade, em que verdade desmascara a incapacidade da pretensão de fazer do outro o projeto que se tem para ele e desvela a sempre aberta possibilidade de viver outro projeto.

 

Biografia do Autor

Márcio Luis Costa, UCDB

Doutor em Filosofia pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Nacional Autónoma de México. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Editor da Revista Psicologia e Saúde, UCDB.

Anita Guazzelli Bernardes, UCDB

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

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Publicado

2013-05-27

Como Citar

Costa, M. L., & Bernardes, A. G. (2013). Práticas docentes e enfrentamentos: de um modelo de intervenção a um modelo de cuidado. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/28

Edição

Seção

Artigos