O trabalho didático nos grupos escolares Joaquim Murtinho e Luis de Albuquerque (Mato Grosso, 1910-1950)

Autores

  • Silvia Helena Andrade de Brito UFMS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.250

Resumo

O objeto deste artigo são os Grupos Escolares Joaquim Murtinho e Luis de Albuquerque, situados no sul do antigo estado de Mato Grosso, em Campo Grande e Corumbá, respectivamente, e tem como objetivo analisar a organização do trabalho didático nos dois grupos escolares, entre os anos de 1910 a 1950. Visando reconstituir a história destas instituições, além de fontes secundárias, foram utilizados dados primários (Livros de Atas, Livros de Matrícula, Registros de Matéria, entre outros) e entrevistas com ex-professores e ex-alunos. À guisa de conclusão, pôde-se perceber em que sentido os grupos escolares representaram, para a escola estatal mato-grossense, a materialização da forma/conteúdos mais acabados, em termos de organização do trabalho didático, da escola graduada. Em outras palavras, da instituição que, na sociedade capitalista, seria responsável pela difusão da educação para todos, principalmente crianças e jovens.

Biografia do Autor

Silvia Helena Andrade de Brito, UFMS

Doutora em educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Ciências Sociais da UFMS.

Referências

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campinas: Autores Associa­dos; Campo Grande: UFMS, 2001.

______. Mato Grosso e a História: 1870-1929 – ensaio sobre a transição do domínio da casa comercial para a hegemonia do capital financeiro. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 61, p. 5-81, 2o sem. 1984.

______. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas: Autores Associados, 2005.

ALVES, Laci Maria Araújo. O processo de expansão escolar em Mato Grosso (1910-1946): uma abordagem histórica. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFMT, Cuiabá, 1994.

AMÂNCIO, Lázara N. B. Ensino de leitura na escola primária de Mato Grosso: contribuição para o estudo de aspectos de um discurso institucional do século XX. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Unesp, Marília, 2000.

ARRUDA, Élcia Esnarriaga; SILVEIRA, Giovani Silveira da. O impacto da expansão escolar no mercado de material didático-pedagógico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 6., 2003, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2003.

BRITO, Silvia Helena Andrade de. Educação e sociedade na fronteira Oeste do Brasil: Corumbá (1930-1954). 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Unicamp, Campinas, 2001.

BRITO, Silvia Helena Andrade de; SENA, Divino Marcos de. Rituais escolares e civismo no Grupo Escolar Luis de Albuquerque, Corumbá/MT (1930-1970). In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 8., 2006. Anais... Cuiabá: UFMT, 2006. p. 1-15.

COELHO, Walmir. Incidências educacionais no desenvolvimento histórico de Corumbá nos últimos 200 anos. Corumbá, 1978.

CORDEIRO, Caio Nogueira H. Arquitetura escolar de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: primeiras aproximações. Intermeio, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 16-24, 1o sem. 1995.

ENTREVISTAS A; B; D (depoimentos orais). Entrevistador: Divino Marcos de Sena. Corumbá: UFMS, 2005. 8 fitas cassetes (480 minutos).

JACOMELI, Mara Regina Martins. A instrução pública primária em Mato Grosso na Primeira República: 1891-1927. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. A constituição histórica do processo de trabalho docente. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

MATO GROSSO. Governo do Estado. Secretaria de Educação e Cultura. Departamento de Educação. Projeto Levantamento e Arrolamento de Fontes. Catálogo n. 1, Grupo Escolar e Escola Normal Joaquim Murtinho. Cuiabá: 1978.

______. Governo do Estado. Relatório apresentado ao Secretário Geral do Estado, pelo professor Franklin Cassiano da Silva, Diretor Geral da Instrução Pública, em 29 de agosto de 1931. Cuiabá, 1931.

______. Grupo Escolar Luis de Albuquerque. Livro de Registro de Cópias de ofícios e ofícios circulares, expedidos pelos diretores do GELA: período: 27/2/1924 a 07/5/1932. Corumbá, 1932.

MENDONÇA, Rubens de. Dicionário biográfico mato-grossense. 2. ed. Cuiabá, 1971.

OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de. Uma fronteira para o pôr-do-sol: um estudo geo-econômico sobre uma região de fronteira. Campo Grande: UFMS, 1998.

OLIVEIRA, Regina Teresa Cestari de. Os grupos escolares no sul do estado de Mato Grosso como parte da política educacional (1910-1950). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, 7., 2006, Campinas, SP. Anais... Campinas: HISTEDBR; Unicamp, 2006. p. 1-25.

OLIVEIRA, Regina Teresa Cestari de; gonçalves, arlene da Silva. A educação primária no sul do estado de Mato Grosso: organização e expansão dos grupos escolares em Campo Grande – 1910-1950. In: JORNADA DO HISTEDBR, 7., 2007, Campo Grande, MS. Anais... Campo Grande: HISTEDBR, 2007. p. 1-20.

POUBEL E SILVA, Elisabeth. O florescer de uma cultura escolar no ensino mato-grossense. In: VIDAL, Diana Gonçalves (Org.). Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado das Letras, 2006. p. 215-32.

ROSA, Maria da Glória. Memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 1990.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 6. ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1985.

SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.

SENA, Divino Marcos de. A organização do trabalho didático-pedagógico no Grupo Escolar Luis de Albuquerque (1950-1970). Relatório de Iniciação Científica/PIBIC/UFMS-CNPq. Corumbá, 2006.

SOUZA, Rosa Fátima de. Lições da escola primária. In: SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 109-61.

______. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Unesp, 1998.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Brito, S. H. A. de. (2013). O trabalho didático nos grupos escolares Joaquim Murtinho e Luis de Albuquerque (Mato Grosso, 1910-1950). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.250

Edição

Seção

Dossiê