Ideário de formação do professores: Colégio Sagrado Coração de Jesus

Autores

  • Henrique Alves de Lima
  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.239

Resumo

Este é um estudo sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no município de Canoinhas, Estado de Santa Catarina. Analisa historicamente essa Instituição, considerando sua criação para compreendê-la, no contexto de 1970 a 1980. A pesquisa centra-se na formação de professoras pelo Curso Normal, com o intuito de compreender o ideal de formação. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico, depoimentos orais, análise de documentação do Colégio bem como fazemos uso de jornais em circulação no período. A organização e veiculação da formação de professoras por meio do Curso Normal, nesse período, não podem ser feitas sem que se considerem as reformas educacionais empreendidas pelo Estado e o fato de que o projeto de formação de professoras do Colégio vincula-se ao da Congregação Franciscana de Maria Auxiliadora. Resultados apontam para a presença de um ideário de formação mesclando princípios religio­sos com outros, como tecnicista, por exemplo.

Biografia do Autor

Henrique Alves de Lima

Mestre em Educação pela PUCPR.

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, PUCPR

Doutora em História Econômica pela US. Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação/PUCPR.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Lima, H. A. de, & Corrêa, R. L. T. (2013). Ideário de formação do professores: Colégio Sagrado Coração de Jesus. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.239

Edição

Seção

Dossiê