Conhecimento, interesse e pesquisa educacional: um possível diálogo entre Bourdieu e Habermas

Autores

  • Ana Lúcia Felix dos Santos UFPE
  • Sávio Assis de Oliveira FASNE

Resumo

Este trabalho toma a relação conhecimento e interesse, enquanto par dialético que constitui a produção de conhecimento e é dela inseparável. Busca analisar, no pensamento de Bourdieu e Habermas, os fatores que influenciam a escolha dos objetos de estudo. Propõe uma discussão a partir de reflexões acerca da realidade social como totalidade e das relações entre sujeito e objeto, teoria e método, tentando desvelar os condicionantes que estão na base e no interior da produção do conhecimento e que podem ser analisados à luz da relação entre conhecimento e interesse.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Felix dos Santos, UFPE

Doutora em Educação/ Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação/UFPE

Sávio Assis de Oliveira, FASNE

Doutor em Educação/Professor da Faculdade Salesiana do Nordeste (FASNE).

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Publicado

2013-05-24

Como Citar

Santos, A. L. F. dos, & Oliveira, S. A. de. (2013). Conhecimento, interesse e pesquisa educacional: um possível diálogo entre Bourdieu e Habermas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/20

Edição

Seção

Artigos