A “Ciência” na concepção de alunos indígenas: um estudo visando à construção de contextos de relações interculturais

Autores

  • Maria Aparecida de Souza Perrelli UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.193

Resumo

Tendo como pressuposto que cada cultura desenvolve seus saberes específicos e que o modo como estes são percebidos pode influenciar as relações que as culturas constroem entre si, foi realizada uma pesquisa com objetivo de (1) identificar as concepções de ciência presentes entre alunos kaiowá e guarani e (2) discutir suas implicações na construção de relações interculturais na escola. Por meio de aplicação de um questionário a alunos indígenas foi verificado que eles percebem a ciência, em geral, como o próprio ambiente e também como um saber derivado de atividade experimental, individual, utilitária, masculina, a-histórica e acabada. Apesar de terem identificado essas concepções com a ciência produzida pela sociedade não índia, os alunos conceberam também o índio como cientista que produz saberes válidos para o seu povo e para os não índios. Diante desses resultados, considerou-se a necessidade de serem problematizadas tais concepções a fim de propiciar melhor compreensão sobre os modos de produção de saberes de diferentes culturas e construir possibilidades de diálogo entre elas.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Souza Perrelli, UCDB

Doutora em Educação para a Ciência – UNESP/Bauru, Professora do Curso de Biologia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Endereço: Av. Tamandaré, 6.000, Bairro Jardim Seminário,
Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2013-06-06

Como Citar

Perrelli, M. A. de S. (2013). A “Ciência” na concepção de alunos indígenas: um estudo visando à construção de contextos de relações interculturais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.193

Edição

Seção

Dossiê