As políticas de expansão da educação superior no Brasil e a produção do conhecimento

Autores

  • Afrânio Mendes Catani USP
  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Regina Maria Michelotto Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

O artigo analisa a produção do conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil, sobretudo a partir da segunda metade da década de 1990, considerando suas interfaces com o campo científico, em geral, uma vez que a pós-graduação e a pesquisa no Brasil se estruturam por áreas específicas ou por grandes áreas de conhecimento. São examinados três aspectos fundamentais: a expansão e privatização da graduação e o crescimento e pragmatismo da pós-graduação, a produção do conhecimento acadêmico-científico marcado pela expansão, investimento e pragmatismo, e a natureza e o caráter do conhecimento.

Biografia do Autor

Afrânio Mendes Catani, USP

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Professor titular na Faculdade de Educação da USP e pesquisador do CNPq.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação pela USP. Professor associado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador do CNPq.

Regina Maria Michelotto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2013-06-07

Como Citar

Catani, A. M., Oliveira, J. F. de, & Michelotto, R. M. (2013). As políticas de expansão da educação superior no Brasil e a produção do conhecimento. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/170

Edição

Seção

Dossiê