Formação de professores no exercício da docência

Autores

  • Yara Pires Gonçalves PUC-SP

Resumo

O presente texto objetiva identificar condicionantes que incidem na formação de profissionais bacharéis no exercício da docência à luz, em especial, do pensamento freireano. O público-alvo do recorte da pesquisa foram assistentes sociais, vinculados à instituição de ensino superior privado, atuando como professores. Utilizou-se de metodologia de base filosófica dialética, com pesquisa de abordagem qualitativa analíticodescritiva e procedimentos realizados por meio de análise documental, ficha sociodemográfica, entrevista semiestruturada e grupo focal. Os resultados obtidos, nas condições expostas, apontam que o ser docente supõe o saber da profissão e o saber ensinar fundamentado em saberes de experiência. Esses profissionais aprendem a ensinar, ensinando. Formam-se e profissionalizam-se, na prática da docência.

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

Gonçalves, Y. P. (2013). Formação de professores no exercício da docência. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/159

Edição

Seção

Artigos