Leitura e alfabetização

Autores

  • Dilza Coco UFES
  • Cláudia Maria Mendes Gontijo UFES

Resumo

Este artigo, parte de uma pesquisa mais ampla, discute as práticas de leitura vivenciadas por crianças de uma classe de alfabetização. A pesquisa se constitui em estudo de caso do tipo etnográfico e utilizou, dentre outros, como técnica de coleta dos dados a observação participante. A inserção na prática da sala de aula e, a partir da noção de suporte textual, foram delineadas 3 categorias analíticas que traduzem a dinâmica do trabalho desenvolvido com a leitura pelas profissionais e pelas crianças da escola pesquisada: as práticas de leitura com os livros de literatura infantil, as práticas de leitura com o livro didático e as práticas de leitura com os cadernos das crianças. O artigo conclui que o acesso à diversidade de gêneros discursivos é fundamental para a formação de leitores.

Biografia do Autor

Dilza Coco, UFES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Cláudia Maria Mendes Gontijo, UFES

Doutora em Educação pela FE/UNICAMP. Professora do DLCE/CE/UFES. Integrante da linha de Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFES.

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Publicado

2013-06-03

Como Citar

Coco, D., & Gontijo, C. M. M. (2013). Leitura e alfabetização. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/131

Edição

Seção

Artigos