A educação escolar nas reservas indígenas: um olhar a partir do acervo documental do Serviço de Proteção ao Índio (SPI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1283

Palavras-chave:

educação escolar, reservas indígenas, Guarani e Kaiowá, serviço de proteção ao índio, documentos históricos.

Resumo

O texto apresenta uma discussão acerca da educação escolar nas Reservas Indígenas Guarani e Kaiowá, a partir de documentos históricos produzidos no contexto de atuação do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), consultados no Centro de Documentação Indígena Antônio Brand (CEDOC) (no Núcleo de Estudos e Pesquisa das Populações Indígenas [NEPPI], na Universidade Católica Dom Bosco [UCDB]) e no acervo virtual do Museu do Índio/FUNAI. Os documentos analisados neste artigo são da 5ª Inspetoria Regional do SPI/I. R. 5, referentes ao sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), mais especificamente ao Posto Indígena José Bonifácio, no município de Caarapó, em território dos Guarani e Kaiowá. A análise documental evidencia o paradigma assimilacionista que norteou a política indigenista do Estado brasileiro apresentando os ideais reguladores para “a formação do cidadão como sujeito de direito” e direcionando os objetivos da presença da educação escolar nas áreas de abrangência do SPI, órgão que atuou entre 1910 e 1967.

Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira, UCDB

Doutor em Educação.Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB.Líder do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais.

Lenir Gomes Ximenes, UCDB

Doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, docente da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas – NEPPI/UCDB

Eva Maria Luiz Ferreira, UCDB

Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, docente da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas – NEPPI/UCDB

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Vieira, C. M. N., Ximenes, L. G., & Ferreira, E. M. L. (2019). A educação escolar nas reservas indígenas: um olhar a partir do acervo documental do Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 309–330. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1283

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Artigos