Instituições de educação superior do Paraná: atuação e formação de coordenadores de curso para uma gestão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1188

Palavras-chave:

Universidade, Gestão Educacional, Formação Continuada.

Resumo

O objeto de estudo deste artigo são as instituições universitárias do estado do Paraná e tem como objetivo analisar a formação e atuação dos coordenadores de curso. Argumenta-se que a coordenação de cursos de graduação nas universidades deve compreender uma formação que contribua com uma gestão democrática, que se torna fundamental no contexto das transformações políticas e econômicas que vêm sendo implantadas nas últimas décadas no país, com ênfase em uma gestão gerencial. Preservar as instituições, cuja existência é fundamental para a democracia no país, é fundamental, em especial, nestes tempos em que se vive uma crise das democracias. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação com abordagem qualitativa, mediante análise da legislação vigente sobre a educação superior, dados do Censo da Educação Superior e aplicação de questionário aos coordenadores de curso. São apresentados dados sobre as características das universidades e aspectos relacionados à formação continuada e à atuação e à escolha dos coordenadores de curso, contemplando uma análise sobre a gestão democrática.

Biografia do Autor

Eduardo Felipe Hennerich Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR.

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Sirley Terezinha Filipak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR.

Doutora em Educação - PUCPR.  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR.

Doutora em Educação - UNESP.  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Antonio de Souza Júnior, Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul - SEMED/JS.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Atualmente é diretor de ensino da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e Coordenador Adjunto do Curso de Medicina na Estácio unidade Jaraguá do Sul (SC).

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

Hennerich Pacheco, E. F., Filipak, S. T., Gisi, M. L., & de Souza Júnior, A. (2019). Instituições de educação superior do Paraná: atuação e formação de coordenadores de curso para uma gestão democrática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 20(52), 275–296. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1188

Edição

Seção

Artigos