Avaliação Nacional da Alfabetização no contexto escolar: um olhar para as concepções docentes e da gestão educacional

Autores

  • Márcia Vânia Silvério Perfeito Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professora da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). http://orcid.org/0000-0002-3496-9405
  • Solange Alves de Oliveira-Mendes Professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP). http://orcid.org/0000-0001-9864-5314
  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida Professora na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Membro como pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Discursos e Práticas Educacionais. http://orcid.org/0000-0002-3577-1716

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1160

Palavras-chave:

Avaliação Nacional da Alfabetização, ensino de alfabetização, avaliação das e para as aprendizagens, organização do trabalho pedagógico.

Resumo

Este estudo objetivou refletir sobre as implicações da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no cotidiano da prática alfabetizadora de duas professoras e de uma profissional da equipe gestora de uma Unidade de Ensino vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa está ancorada em Freitas (2005a, 2005b, 2007, 2012, 2016), Freitas et al. (2012), Luckesi (2011), Vázquez (1968) entre outros autores, por trazerem contribuições substanciais a este campo do conhecimento. Como técnica de investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas no segundo semestre de 2017, direcionadas à gestora e às professoras alfabetizadoras que atuavam no 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização. Alguns temas foram priorizados, tais como: a importância (ou não) das avaliações externas para a aprendizagem dos estudantes e para o encaminhamento do trabalho em sala de aula e na escola, sentimento no momento de aplicação e diante do resultado da ANA; apropriação e análise dos resultados aferidos e utilização (ou não) desses índices para a organização do trabalho pedagógico. Os resultados realçaram como essa política educacional mantém a escola e os profissionais sob pressão, sobretudo a responsabilização que os sujeitos vêm sofrendo. Enquanto a gestora manifestou preocupação em elevar os índices, as alfabetizadoras, por outro lado, revelaram compromisso com uma análise mais pedagógica que dialogue com a construção heterogênea das aprendizagens.

Biografia do Autor

Márcia Vânia Silvério Perfeito, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professora da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF).

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em supervisão escolar, didática, fundamentos da educação, estrutura e funcionamento do ensino, pelo Centro
Universitário de Caratinga (1993) e inspeção escolar, pela Univale (1996). É especialista em supervisão e administração escolar (1994) e Didática fundamentos
teóricos da
prática pedagógica (1996). Atualmente é professora pela Secretaria de Educação do Distrito Federal / articuladora do Centro de Referência para os Anos Iniciais (CRAI) Secretaria
de Educação do Distrito Federal. Foi orientadora de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no período de 2013 a 2016. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Atividades Anos Iniciais. Atuou como gestora de Escola Classe, pertencente à Coordenação Regional de Ensino do Recanto
das Emas/DF. Atuou na escola normal pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, como professora de Didática, Filosofia da Educação, Metodologias e Estágio
Supervisionado.

Solange Alves de Oliveira-Mendes, Professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP).

Graduada em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Concluiu o curso de Doutorado em Educação na UFPE em 2010, realizando-o em articulação com o Institut National de Recherche Pédagogique, através do doutorado sanduíche. Atua na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura (FE-UnB). No Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB-Mestrado Acadêmico na linha de pesquisa EAPS: Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação- Letramento e Formação de Professores.

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Professora na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Membro como pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Discursos e Práticas Educacionais.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta estudos sobre políticas curriculares, currículo e formação de professores, com ênfase na Educação Básica e no curso de Pedagogia.

Referências

ADRIÃO, Theresa; BORGHI, Raquel. Organização do trabalho escolar e exclusão educacional: caminhos, desafios e possibilidades. In: CORREA, B. C.; GARCIA, T. O. (Org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008.

ARAÚJO, Ivanildo Amaro de. Escolas visíveis ou invisíveis? Sentidos e efeitos das avaliações externas no contexto escolar. In: ENDIPE, 16. Anais [...] Campinas, SP: Unicamp 2012. p. 01-15.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Ciclos de desenvolvimento humano e formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, ano XX, n. 68, p. 143-62, dez. 1999.

BONDIOLI, Anna. O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

BRASIL. MEC anuncia Política Nacional de Alfabetização para reverter quadro de estagnação na aprendizagem. INEP, 2017a. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-anuncia-politica-nacional-de-alfabetizacao-para-reverter-quadro-de-estagnacao-na-aprendizagem/21206. Acesso em: 7 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Fundamental. Brasília, dez. 2017b.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): documento básico. Brasília: INEP, 2013.

BRASIL. MEC. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Brasília, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Coordenação Geral de Ensino Fundamental. Programa Mais Alfabetização. Manual Operacional do Sistema de Orientação Pedagógica e Monitoramento. Brasília, abril 2018.

DISTRITO FEDERAL. Diretrizes de Avaliação Educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala. Brasília: SEEDF, 2014-2016.

DISTRITO FEDERAL. Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2º Ciclo para as aprendizagens: BIA e 2º Bloco. Brasília: SEEDF, 2014.

FREITAS, Luiz Carlos de. A organização do trabalho pedagógico no contexto atual do ensino público brasileiro. Entrevista. Crítica Educativa, Sorocaba, SP, v. 2, n. 1, p. 202-26, jan./jun. 2016.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 33, n. 119, p. 379-404, 2012.

FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 28, n. 100, Especial, p. 965-87, out. 2007.

FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005a.

FREITAS, Luiz Carlos de. Qualidade negociada: avaliação e contra regulação na escola pública. Educação Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 92, p. 911-33, Especial, out. 2005b. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302005000300010&script=sci_abstract&tlng=pt

FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação e políticas públicas educacionais: ensaios contra-regulatórios em debate. Campinas: Leitura Crítica, 2012a.

GATTI, Bernadete Angelina. Políticas de avaliação em larga escala e a questão da inovação educacional. Série-Estudos, Campo Grande, MS, n. 33, p. 29-37, jan./jul. 2012.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 202p.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para análise. Teoria & Educação, Porto Alegre, RS, n. 4, p. 3-21, 1991.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, Menga. Evoluções em avaliação. In: FRANCO, C. (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MAGALHÃES, Priscila Maria Vieira dos Santos. As artes de fazer da avaliação fabricadas no cotidiano escolar: um olhar para as táticas avaliativas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE, 2018.

MAGALHÃES, Priscila Maria Vieira dos Santos; GONÇALVES, Crislainy; ALMEIDA, Lucinalva de; OLIVEIRA-MENDES, Solange Alves de. Dos discursos aos sentidos: as práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 12, n. 1, p. 90-103, jan./abr. 2018.

MAINARDES, Jefferson. A escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Questões de Nossa Época).

MARX, Karl. Os manuscritos econômicos e filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1964.

OLIVEIRA, Solange Alves. Progressão das atividades de Língua Portuguesa e o tratamento dado à heterogeneidade das aprendizagens: um estudo da prática docente no contexto dos ciclos. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2008.

PEREIRA, Maria Susley. Progressão continuada no Bloco Inicial de Alfabetização: por uma escola diferente da que conhecemos. Revista Com Censo, Brasília, Edição Especial, n. 3, p. 33-40, dez. 2015.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande Sistema Escolar Americano. Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A avaliação na escola em ciclos. Brasília, DF: Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico - GEPA, 2013. Disponível em: http://gepa-avaliacaoeducacional.com.br/avaliacao-na-escola-em-ciclos/. Acesso em: 12 out. 2017.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Projeto de intervenção na escola: mantendo as aprendizagens em dia. Campinas, SP: Papirus, 2010.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Perfeito, M. V. S., Oliveira-Mendes, S. A. de, & Almeida, L. A. A. de. (2019). Avaliação Nacional da Alfabetização no contexto escolar: um olhar para as concepções docentes e da gestão educacional. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 227–248. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1160

Edição

Seção

Artigos