A produção científica sobre gênero: questões epistemológicas e curriculares

Autores

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1129

Palavras-chave:

gênero, epistemologia, currículo.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre gênero veiculada em periódicos classificados como A1 pela área de Educação da CAPES, no período 2010-2014. A análise centrou-se nas contribuições epistemológicas e curriculares desses estudos e mostrou que a produção de gênero tem colaborado para desconstruir a ideia de que existe uma epistemologia neutra e desinteressada, evidenciando que a ciência moderna é sexista, heterossexual e machista. Dessa forma, esta análise contribui para construir outras epistemologias, notadamente epistemologias que reconhecem o caráter político de toda e qualquer ciência. Em termos curriculares, os estudos de gênero auxiliam a mostrar que os currículos nas escolas continuam pautados na heteronormatividade, reproduzindo hierarquizações e violências de gênero. Contribuem, ainda, para demonstrar que a problematização das relações de gênero nos currículos é fundamental, pois o silenciamento e a não problematização têm sido estratégias eficientes de manutenção da heteronormatividade. 

Biografia do Autor

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorarado em Educação pela UNISINOS. Pós-doutorado em Educação pela UMINHO. Porfessor do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

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Publicado

2018-05-23

Como Citar

Backes, J. L. (2018). A produção científica sobre gênero: questões epistemológicas e curriculares. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(48), 139–151. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1129

Edição

Seção

Artigos