Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: aspectos legais e sentidos de sua gênese e expansão

Autores

  • Jefferson Carriello do Carmo UNISO
  • Mirta Rie de Oliveira Tominaga

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1035

Palavras-chave:

Institutos Federais de Educação Profissional Ciência e Tecnologia, Educação Profissional, Expansão Educação Superior, educação e trabalho.

Resumo

O objetivo do artigo é verificar os significados assumidos pelos Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia na sua expansão. A organização do texto está constituída por duas ordens de situações: socioeconômica e legislativo/histórica. A primeira, de origem recente nas últimas décadas, possibilita verificar elementos centrais no processo de reorganização/reestruturação produtiva e como esse processo vem afetando, metamorfoseando e transformado o mundo do trabalho e as políticas educacionais no Brasil. A segunda desenvolve-se no contexto conjuntural em que foi efetivada a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O procedimento metodológico adotado no texto foi histórico-analítico, por meio, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental descritiva.

Biografia do Autor

Jefferson Carriello do Carmo, UNISO

Professor Titular da Universidade de Sorocaba - UNISO. Possui graduação em Pedagogia - Universidade de Sorocaba - UNISO (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (1999), doutorado em Educação - UNICAMP (2004). Estudos de Pós-Doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de História - UNICAMP (2007).

Mirta Rie de Oliveira Tominaga

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Carmo, J. C. do, & Tominaga, M. R. de O. (2017). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: aspectos legais e sentidos de sua gênese e expansão. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 107–126. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1035

Edição

Seção

Artigos