O abandono escolar perante os constrangimentos da exclusão e a atração do mundo do trabalho

Autores

  • Antónia Barreto Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria
  • Amílcar Coelho Universidade Nova de Lisboa
  • Maria Dalila de Moura Mendes Baião Escolas Lima de Freitas
  • Fernando Jerónimo Grupo de Investigação da Nazaré (GIN)
  • José Manuel Pereira da Silva Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP)
  • Isilda Pereira e Silva Escola Secundária Engenheiro Calazans Duarte

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(02)

Palavras-chave:

Papel da Escola, Inclusão e Abandono Escolar

Resumo

A partir da década de 70, uma das principais apostas da educação em Portugal foi a construção de uma escola promotora da inclusão e da igualdade de oportunidades. Porém muitos desses impulsos reformistas vieram a ser marcadamente comprometidos, ou mesmo alienados, na falta de eficácia e de justiça da escola, incapaz de concretizar plenamente as aspirações individuais e colectivas de uma sociedade em mutação. O artigo aborda o problema do abandono escolar experimentado e vivido pelos jovens que não concluíram o ensino secundário e centra-se na análise de conteúdo de 30 entrevistas recolhidas numa amostra de conveniência do grupo dos que, tendo abandonado a escola, a ela voltaram para concluir um ou mais ciclos de estudos. Os resultados levantam duas questões que se abrem para o futuro: 1) Pode a actual rigidez do currículo ser compatível com uma escola determinada em preparar os indivíduos para a vida? 2) Estarão os agentes educativos, conscientes, empenhados e preparados para a prestação de um serviço educativo centrado nos alunos, suas necessidades, potencialidades e aspirações?

Palavras-chave: Papel da escola; inclusão; abandono escolar.

Biografia do Autor

Antónia Barreto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria

Doutora em Ciências da Educação pela Université de Bordeaux I, Bordeaux, França. Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. Docente e investigador do Grupo de Investigação da Nazaré (GIN).

Amílcar Coelho, Universidade Nova de Lisboa

Amílcar Coelho,  Doutor em Filosofia Contemporânea (especialidade de Filosofia da Educação) pela Universidade Nova de Lisboa. Docente e Investigador do Grupo de Investigação da Nazaré (GIN)

Maria Dalila de Moura Mendes Baião, Escolas Lima de Freitas

Maria Dalila de Moura Mendes Baião. Doutora em  Ciências da Educação  pela Universidade de Huelva. Professora do Quadro de Agrupamento, no Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, em Setúbal. Investigadora do GIN.

Fernando Jerónimo, Grupo de Investigação da Nazaré (GIN)

Professor Aposentado.  Docente e investigador do Grupo de Investigação da Nazaré (GIN).

José Manuel Pereira da Silva, Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP)

Doutor  em Ciências da Educação pela Universidade de Huelva. Professor do AERBP e investigador do GIN

Isilda Pereira e Silva, Escola Secundária Engenheiro Calazans Duarte

Doutora  em Ciências da Educação pela Universidade de Huelva. Professora de Filosofia na ESEACD e investigadora do GIN

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Publicado

2016-09-16

Como Citar

Barreto, A., Coelho, A., Baião, M. D. de M. M., Jerónimo, F., Silva, J. M. P. da, & Silva, I. P. e. (2016). O abandono escolar perante os constrangimentos da exclusão e a atração do mundo do trabalho. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(43), 23–43. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(02)

Edição

Seção

Dossiê